Enrique Iglesias

BIOGRAFIA

Filho de Julio Iglesias e Isabel Preysler, Enrique Miguel Iglesias Preysler nasceu no dia 8 de maio de 1975 em Madri, na Espanha, onde viveu com sua mãe, seu irmão Julio, e sua irmã Chabeli. Em 1982, sua mãe mandou-o para viver em Miami com o pai. Enquanto estava lá, Enrique foi exposto a três diferentes culturas e influências musicais: hispânicos, europeus e norte-americanos.

Enrique foi o artista de gravação Latina que mais vendeu no mundo.
A carreira própria de Iglesias começou quando ele ainda estava freqüentando Gulliver Private School, uma escola de muito prestígio em Miami. Ele fez sua estréia como cantor em uma produção de "Olá, Dolly", depois que ele começou a praticar seu canto, sem os pais saberem.
Depois de um ano estudando negócios na Universidade de Miami, ele decidiu seguir a sua paixão pela música. Em 1995, ele cantou pessoalmente para seu futuro empresário, para quem Enrique insistiu em não usar o seu nome de família (Iglesias). Primeiro comprou suas demos como um desconhecido cantor Central americano chamado Enrique Martinez.
Até que ele ganhou um contrato com a gravadora Fonovisa, então Enrique disse a seu pai e sua mãe sobre uas aspirações. Em seguida, ele voou para Toronto, onde ninguém o conhecia e ele poderia assim, se concentrar apenas na música, para gravar durante cinco meses.

Esse primeiro álbum, autointitulado "Enrique Iglesias" (1995), vendeu mais de um milhão de cópias em três meses (que lhe rendeu seu primeiro disco de ouro em Portugal, em apenas sete dias) e até hoje já vendeu mais de seis milhões no mundo todo.
O segundo álbum, "Vivir" (1997), teve ótima venda global, com mais de cinco milhões de discos, fez Enrique lançar sua primeira turnê mundial, apoiado por acompanhantes de Elton John, Bruce Springsteen e Billy Joel. Em apenas três anos, Iglesias vendeu mais de 17 milhões de álbuns em espanhol, mais do que qualquer outra pessoa durante esse período (Os EUA foi o seu maior mercado).
Em 1996 ele também ganhou o Grammy de Melhor Intérprete Latino, o prêmio Billboard Artista do Ano, Álbum Billboard do Ano (com o álbum Vivir), o prêmio ASCAP de Melhor Compositor de 1996 e 1997,
Enrique também já ganhou dois American Music Awards, um World Music Award, oito prêmios Premio Lo Nuestro , dois prêmios ACE Intérprete do Ano, além de inúmeros prêmios ao redor do mundo.

Com o álbum "Cosas del Amor" (1998), Iglesias mudou para o conteúdo mais maduro. Seu material anterior tinha sido escrito quando ele tinha 17 anos.
Depois veio "Enrique", seu primeiro álbum Interscope e pela primeira vez em Inglês. Conseguiu ouro ou platina em 32 países e trouxe seus álbuns vendidos pelo mundo para um total de mais de 23 milhões.
Em 2001, ele lançou o follow-up, Escape. Iglesias alternava álbuns Inglês e de língua espanhola, e durante os próximos dois anos, em primeiro lugar, oferecendo a coleção balada Quizás em 2002. Em 2003, lançou o álbum em inglês "Seven".
Em 2007, o single "Do You Know" anunciou a vinda de seu álbum "Insomniac" que seria lançado em 2008.
E então, em 2010 Enrique lançou "Euphoria", que ganhou a atenção sobre a força dos singles "I Like It" e "Heartbeat".


Fonte: Enrique Iglesias Brazilian Fan Club.

TURNÊS:


Vivir World Tour (1997/1998)

Enrique World Tour (2000)

One Night Stand Tour (2002)

Insomniac World Tour (2007)

Greatest Hits Tour (2009)

Euphoria Tour (2010–12)

Enrique Iglesias e Jennifer Lopez Tour (2012)

Sex And Love Tour (2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário