quinta-feira, 10 de março de 2011

Lançamento mundial do novo Azzaro

Brasil é a escolha da Clarins para lançamento mundial de novo Azzaro.


O Brasil é hoje o segundo maior mercado mundial de fragrâncias. Perde apenas para os Estados Unidos. Não causa espanto, portanto, que os grandes grupos do segmento de luxo estejam apostando no país como a “bola da vez” – dispostos a aumentar sua participação num mercado que cresceu 26% no ano passado, enquanto o mundo crescia menos de 5%. Mas é marcante que a francesa Clarins promova por aqui o lançamento mundial do novo perfume Azzaro Pour Homme L’Eau, com direito à primeira campanha de TV.

Assinado por Michel Girard, da casa Givaudan, a fragrância tem notas de lavanda, amadeiradas e aromáticas além de patchouli, almíscar e sândalo - o que lhe confere um toque mais leve e refrescante do que o tradicional Azzaro Pour Homme. O lançamento está marcado para março no Brasil, bem à frente dos demais países da América Latina, e alinhado apenas com a França. “Estamos levando o Brasil muito a sério”, afirma Joël Palix, presidente do Clarins Fragrance Group, a divisão que cuida somente de perfumes e fragrâncias dentro da empresa francesa.

Segundo Palix, os brasileiros têm uma paixão natural por fragrâncias. “Definitivamente temos um mercado grande, que está acontecendo agora”, diz. Para crescer mais, a Clarins entende que precisa desenvolver seus canais de distribuição e reforçar sua presença com mídia dirigida. Para isso, a campanha de lançamento da fragrância consumirá 70% de seu orçamento com anúncios na TV e revistas.

Para estampar a campanha, a Clarins escolheu o cantor Enrique Iglesias, que utiliza sua imagem sexy em favor da marca. A propaganda começa a ser veiculada em junho na televisão. Mas em breve já será possível assistir ao making of, que será exibido nas lojas e perfumarias.

Mais vendido

Considerado a porta de entrada nesse universo aspiracional, os perfumes e fragrâncias representam um grande bocado do negócio da Clarins. O plano é que o segmento cresça ainda mais. A divisão deve dobrar suas vendas no Brasil, um crescimento anual estimado de 20%. E que pode ser puxado pelas vendas online. No país, 15% das compras de perfumes são feitas via e-commerce. “Nós acreditamos que ainda há muito espaço para crescer aí”, diz Palix.

Pode parecer contraditório que esse avanço não seja ancorado basicamente no lançamento de novos produtos. Enquanto outras empresas apostam em muitas novidades, a Clarins prefere trabalhar menos nomes, mas com ênfase em marcas de força. O Azzaro Pour Homme é o perfume masculino mais vendido desde 2007. O perfume Thierry Mugler representa um segmento mais sofisticado. “Hoje, ele faz parte do Top 15, mas queremos colocá-lo no Top 10 em um ano”, diz Palix.

A Clarins também assinou acordo com a Swarovski para lançar sua primeira fragrância já em 2012. A famosa marca de cristais, que adornam desde caros gadgets até vestidos de noiva, está em desenvolvimento, mas os consumidores podem esperar muito brilho e uma embalagem marcante.

Fonte: Globo.com


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